fbpx

Não é novidade que montar um escritório em casa vem tornando-se cada vez mais comum. Não importa se você é um grande empresário, um médico ou um advogado, ou se você é apenas um estudante ou recém formado querendo começar a ganhar dinheiro, vulgo freelancers, e/ou almeja abrir a sua própria empresa.

Começar um home office é libertar-se de um modelo tradicional criado pelo mercado para fazer você ficar mais tempo enfurnado em uma sala comercial, já sabemos que é possível ser muito bem sucedido e trabalhando de casa. Se você quer saber mais sobre tomar as rédeas da sua vida e vender seu tempo a si próprio, acesse esse link.

Quem quer começar a trabalhar de casa precisa saber que o esquema de home office tem seus prós e contras. São muitos os pontos favoráveis ao começar a trabalhar em casa, dentre eles podemos citar a flexibilidade de horário e a chance de fugir da distância do trabalho e do tempo do trajeto. Contudo, nem tudo são rosas para quem pratica home office, os aspectos negativos encontrados estão ligados à queda na produtividade e procrastinação de tarefas.

Sou um praticante assíduo do home office e me atrevo a dizer que consigo torná-lo muitas vezes mais produtivo do que trabalharhome-office na minha própria sala. Mas isso é um grande desafio, que consiste em reforçar os prós do trabalho em casa e fazer o possível para tirar de vista o que pode tirar o foco das tarefas. Mas não é necessário transformar seu espaço de trabalho em um ambiente sem conforto e atrativos para aumentar a produtividade – um equilíbrio é necessário.

Linda Varone, escritora em especialista em home office, e Michael Chauliac, vice-presidente de marketing da loja online de móveis para escritório Poppin, ajudam a listar os 10 pontos principais para montar um escritório em casa.

 

1 – Não ouse demais

Na hora de montar um espaço de trabalho, é natural que o empreendedor queira um ambiente diferente dos demais. Mas é importante não ousar. Móveis cheios de curvas, como os vistas em revistas de design e redes sociais como o Pinterest, podem não ser funcionais: uma cadeira toda descolada pode causar problemas na coluna e chamar atenção demais. “Quando há muitos estímulos visuais,  o próprio ambiente pode ser o causador de distrações que diminuem a produtividade, diz Linda.

2 – Siga regras ergonômicas

A ergonomia é o estudo da relação do ser humano e os ambientes em que ele se encontra. No trabalho, esse estudo objetiva o bem-estar frente a males causados pela jornada de trabalho, como dores nos pés, na coluna e problemas visuais. Alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de preparar seu home office: ajuste sua cadeira em uma altura que permita que seus pés sempre estejam apoiados firmemente no chão ou em um descanso para pés, posicione seu antebraço em posição paralela ao chão na hora de digitar e coloque o monitor de uma maneira em que seus olhos consigam ver toda a tela sem movimentos bruscos da cabeça.

3 – Abra espaço para a luz natural

O sol faz bem e pode te ajudar a se manter acordado. Por isso, monte seu home office perto de uma janela. E dependendo da vista, vale começar seu horário de descanso dando uma bela olhada lá fora.

4 – Mas não esqueça das lâmpadas

A luz natural faz bem, mas provavelmente não será suficiente para iluminar seu escritório. Por isso, não esqueça das lâmpadas. Linda Varone dá uma dica: em vez de luzes de parede, tente colocar luminárias na sua mesa – essas luzes podem proporcionar brilho suficiente e ainda deixam o ambiente com um clima mais bonito.

5 –  Guarde papéis de forma inteligente

Chauliac afirma que o armazenamento de documentos é o principal problema de quem trabalha em casa, por conta da aversão das pessoas àqueles grandes armários de documentos. Segundo ele, esses móveis não são os mais atrativos do mundo, mas são necessários. No entanto, dá para ter estruturas mais bonitas, como prateleiras coloridas, por exemplo. É importante que elas tenham bastante espaço. Nos primeiros dias de trabalho, você pode pensar que vai sobrar espaço, mas aguarde e verá a quantidade de papel produzida durante o trabalho.

Para quem trabalha dentro de um quarto de hóspedes, outra dica de Chauliac. “É provável que o cômodo tenha um guarda-roupa. Use-o”, diz ele.

6 – Crie um “espaço de conforto”

Trabalhar por muito tempo sem uma parada é prejudicial à saúde e à própria produtividade – é necessário parar para readquirir a concentração do começo do expediente. Na hora de descansar, prepare um lugar confortável. Tudo depende de espaço, claro, mas uma poltrona estofada, um travesseiro e uma luz mais fraca podem fazer a pausa valer muito mais a pena.

7 – Tenha uma plantinha perto de você

Uma planta é a decoração perfeita para o seu home office, já que ela traz para a sua casa algo que está lá fora. Além disso, ela não chama atenção bastante para tirar a concentração. Outra vantagem das plantas é que é possível deixá-las mais de dois dias sem água. Em outras palavras, você não precisa nem chegar perto do seu home office aos fins de semana.

8 – Personalize com bom senso

Nada contra colocar fotos de família na sua mesa, mas, depois de um tempo, elas deixam de chamar a sua atenção. “É importante personalizar a mesa, mostrar que aquele lugar é seu, mas talvez seja melhor fazê-lo com memes impressos, histórias em quadrinhos ou até um cheiro que te deixe mais alegra”, afirma Linda.

9 – Tire da sua vista coisas que te incomodavam no seu emprego

Chauliac tem aversão a um eletrônico mais que comum em escritórios: impressoras. “Elas parecem chatas e até seus barulhinhos me irritam”, diz ele. Sua fobia pode ser a mesma dele, ou aquele monte de post-its colocados no monitor, ou o toque do telefone. Trabalhar em casa tem que ser mais legal do que trabalhar fora, então é importante tirar de vista o que pode te deixar para baixo. “Ninguém está falando que é proibido ter uma impressora ou um telefone. Basta deixar aquilo mais escondido”, afirma Chauliac.

10 – Mantenha tudo o que você precisa perto de você

Lembre-se das distrações que a sua casa pode proporcionar. A TV; sua namorada ou namorado; comida; seu animal de estimação. Tudo isso é ótimo, mas deixe-os para a hora do descanso. Se toda vez que você precisar de caneta, tesoura, grampeador, papel ou uma bebida, você precisar atravessar todas essas “tentações”, é provável que você perca muito tempo.

 

Mantenha o que você precisa ao alcance da sua mão. Se possível, pense na ideia de ter um frigobar no seu escritório. Mas há exceções. “É importante parar. Almoçar na mesa de trabalho é algo que não deve ser feito, por mais legal que o ambiente de trabalho seja. Não é preciso ficar ali todo o tempo do mundo”, diz Linda.

 

Fonte: Revista PEGN