Posted on / by Pablo Bizzi / in Empreendedorismo, Motivação, Vida

Qual é a importância de outros idiomas para minha carreira?

Falar outros idiomas além dos evidentes benefícios profissionais e da vantagem competitiva com relação à profissionais que podem não dominar uma segunda língua tão bem quanto você, é a melhor alternativa para interagir plenamente com outras culturas.

Você pode estar pensando que não precisa dominar outra língua por não precisar competir com outros profissionais, já que você tem sua própria empresa. Porém, você não pensou na importância que o domínio em uma segunda língua pode representar o crescimento e a expansão da sua empresa?

Ptolomeu Palma, proprietário da escola de línguas Study English, comenta que saber uma ou mais línguas estrangeiras permite que qualquer pessoa possa 11951761_1041750282501953_8960242221040687105_nacessar e entender outras culturas com mais facilidade. Ele defende que um profissional bilíngue tem uma visão mais ampla do mundo e pode comunicar mais facilmente suas ideias para pessoas de outras nacionalidades, uma vez que por conhecer a linguagem do outro e consequentemente entender melhor sua cultura, também tem acesso ao seu modo de pensar. Isto torna o intercâmbio de ideias mais fluido e eficiente.

 

Pyta, como é conhecido, traz dados de uma pesquisa realizada pelo British Council, no ano de 2012, que concluiu que apenas 5% dos brasileiros sabe falar inglês. “Isto acontece devido à opção que nossa nação fez quando decidiu ensinar inglês como ‘língua estrangeira’ quando a escolha deveria ter sido a de ‘segunda língua’. Desta forma, passamos muitos anos nos colégios estudando regras gramaticais da língua inglesa e ao nos formarmos não sabemos nos comunicar minimamente”, explicou.

Palma destaca que empreendedores são pessoas inquietas por natureza e procuram outras formas de suprir esta necessidade, assim, buscam aperfeiçoamento com treinamento e cursos como de línguas estrangeiras, acelerando o crescimento de empresas que trabalham no ramo. Crescimento que é destacado pela Associação Brasileira de Franquias, indicando números em torno de 16% em 2014.entrevista-de-emprego

Por fim, Ptolomeu frisa que a qualificação em línguas estrangeiras vai se tornar cada vez mais uma necessidade, e não um “algo a mais”. “As provas de que mais pessoas têm buscado esta qualificação é o fato de o investimento das famílias brasileiras em educação ter dobrado nos últimos 10 anos e a expectativa para 2014 era de um investimento acima de R$ 70 bilhões. Outra prova é o crescimento do número de franquias de escolas de inglês. Já existem mais de 5.000 unidades em todo o país com as mais diversas propostas para os mais variados públicos e classes sociais e faturaram, em números de 2013, R$ 4,8 bilhões. Tenho certeza quem nestes números encontraremos muitos empreendedores tentando melhorar seu conhecimento em inglês e outras línguas estrangeiras. Estas pessoas ávidas por conhecer uma segunda língua, vislumbram a possibilidade de acessar outras culturas e encontrar parceiros para levar suas ideias além das fronteiras de nosso país”, destaca.

 

Você sabia que Flávio Augusto tornou-se milionário criando uma rede ensino de idiomas, a Wise Up? Conheça a história dele aqui!

 

Se você quer saber mais do Pyta e de sua escola de inglês,entre em contato com ele em seu Facebook ou acesse o site da escola!

Tags:

Deixe uma resposta